É o seguinte, se você conhece o Ceará, lá tem a região do Vale do jaguaribe; Nesta região um município que se chama Tabuleiro do Norte, neste município tem uma serra plana, na zona rural, imensa a grande Chapada do Apodi. Lá na chapada do Apodi tem um lugarsinho que tem umas casas e um catavento velho, todo enferrujado escondido atráz das árvores de moitas e paus brancos, tem uma estrada que passa para os outros locais. para vc encontrar tem que procurar a Pedra preta que é um pouco antes p/quem vai da cidade. a cidade mesmo fica a 20 kms e é bastante alheia as condições de vida do povo da serra. antigamente nós da serra sofríamos muitos preconceitos, até que descobriram, que a nossa terra é a melhor do mundo para se produzir uma infinidade de alimentos e ai algumas empresas internacionais se instalaram por lá;. Mas falando do Sítio Sabiá, foi lá onde crescemos, eu e meus irmãos e é lá onde moram nossos pais. até hj, pouca coisa mudou e deixo claro aqui que o progresso por lá ainda está baseado na exploração das poucas riquezas da Chapada do Apodi e que eu vi ainda pessoas vendendo pássaros, atirando em pássaros e vi também muito desemprego, falta de tudo. Por isto e por outras coisas , eu quiz criar uma semente de idéias,acreditando que a cultura pode trazer a luz e que o amor é mais fortes Fiz porque acredito nas pessoas de lá as que eu conheço, são boas e a maioria ainda é honesta e simples. Eu sou de lá, é minha terra, meu canto. Aqueles a quem procuro auxiliar são meus amigos de infãncia e seus filhos. Ainda estão lá meus pais e alguns irmãos.
Projeto de incentivo à leitura e à cultura local de Tabuleiro do Norte-CE, no Sítio Sabiá, que busca trazer conhecimento e entretenimento à comunidade desse lugar. O espaço conta com biblioteca, banheiro, cozinha, espaço para leitura e exibição de filmes e eventos culturais que englobam música, dança e teatro. Todas as programações visam a conscientização social e ambiental. O Projeto conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, através do Prêmio Ponto de Cultura do estado.
domingo, 13 de fevereiro de 2011
O projeto Ciranda do amanhecer, começou em 2007 quando comecei a arrecadar livros no Rio de janeiro,com minhas alunas de grupos de terceira idade. na mesma época, em julho, comprei os primeiros tijolos.Uma amiga doou-me $ 200,00, GUARDEI . Mudei-me para Caicó/RNtrazendo na mudança um monte de livros, roupas e até coisas para o primeiro bazar. mas estava a 300km . Depois, com ajuda de amigas(esposas de Sargentos do Batalhão de engenharia do exército em Caicó,fiz outro evento: um chá beneficente. Ganhamos livros, cadernos, folhas e lápis de cor, uma festa. (muitas crianças nunca tinham ganhado uma caixa de lápis de cor, então distribui algumas caixas) .. Pintamos tambores de papelão, pedi ajuda até ao quartel p/levar tudo. Colocamos em um quartinho que pintamos, pus prateleiras, alguns enfeites coloridos e os tambores cheios de material, roupas velhas para teatro e alguns brinquedos velhos. Luci( minha irmã) cuidava das coisas e abria o espaço esporadicamente. Eu ia de vez em quando fazia umas oficinas.. Aos poucos fomos juntando coisas. No natal de 2008, distribuimos presentes para trinta crianças.
fiz as oficinas de páscoa, a festa junina com ´poucas crianças, e o natal,Oficinas de danças circulares. Nos apresentamos dançando no escuro, no chão de barro.. quase tudo em 2008. Ao final de 2009,eu dei o material com ajuda de meu esposo, meus pais, meus irmãos e amigos da comunidade, costruimos juntos um espaço maior para Biblioteca, com banheiro e um quartinho p/ guardar material,(Ficou só no tijolo, mas realizamos bastantes oficinas assim mesmo) . Enfim, em 2010, consegui um prêmio através do edital da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará,( Prêmio mais cultura pontos de leitura do estado do Ceará) deu trabalho,mas contei com ajuda de Luci, Nesita, ismael, Neisa, Luan., minha mãe e Gardênia.
A partir de julho de 2009, uma galera maravilhosa que são minha irmã Nesita e meus sobrinhos Talita, Samuel, Maurílio, Luisa,Diego e Melka,começou a fazer as oficinas, enfim, contadores de estória e recreadores, músicos e meio ciganos, enfrentam uma viagem dura para chegar lá. Foi ai que tive coragem de concorrer a um edital. Porém, estou aqui,em Cuiabá,fazendo o que posso e só tenho a agradecer a Deus que me dá saúde e pessoas maravilhosas tanto para atender como para serem atendidas no nosso Projeto Ciranda do amanhecer.Este ano, nosso espaço ficou melhor e maior. Tenho certeza de que só coisas boas acontecem lá. Aos amigos que quiserem nos apoiar, deixo aqui um recado: Existem várias maneiras. Precisamos nos manter, com limpeza, oficinas e isso gera custos. Quem cuida pessoalmente do espaço é Gardênia,Minha irmã, ela (CUIDA DE TUDO, DESDE Á LIMPEZA, ÀS OFICINAS E CONTROLE DE VISITAS, EMPRESTA OS LIVROS) recebe $100,00 por mês como ajuda de custo. Minha irmã Luci auxilia quando pode. Eu daqui, faço a minha parte, tento coordenar com ajuda e as idéias de Nesita, minha irmã.Não estamos fazendo isso para gerar um super projeto, é apenas para minimizar algumas necessidades da Comunidade. A cultura é uma fonte , um caminho para outras ações que queremos desenvolver futuramente. Nosso Projeto atende às crianças de todas as comunidades de perto do Sítio Sabiá, às escolas públicas,aos pais que precisam ajudar seus filhos nas tarefas de casa, aos professores que precisam de novidades, aos jovens. Apenas somos auxiliares no processo de educação. Quiz fazer lá por ser um lugar, isolado, meio esquecido e de difícil acesso. Quando podemos ajudamos em outras áreas, fazemos doações de roupas ecalçados aos que mais precisam, sempre fizemos isso. temos alguns colaboradores nas doações para o Bazar e precisamos de mais ajuda, principalmente de pessoas que possam oferecer alguma atenção para as crianças.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)